Acabar com a inadimplência escolar: dicas para resolver esse problema

Tempo de leitura: 2 minutos

Acabar com a inadimplência escolar é o sonho de todos os gestores, mas como fazer isso é um desafio que permanece ano após ano.

Acabar com a inadimplência escolar: dicas para resolver esse problema

Como acabar com a inadimplência escolar

Quando se trata de gerenciar uma instituição de ensino, um problema e dúvida comum a todos os gestores é como acabar com a inadimplência escolar.

Negociar com pais devedores é uma questão delicada e precisa ser tratada de forma a não comprometer a relação com o cliente, de modo que possa custar uma matrícula.

Há práticas que auxiliam a lidar com essa adversidade, então preparamos algumas dicas que ajudam a acabar com a inadimplência escolar.

Atenção na hora da captar o aluno

Sabemos que o objetivo da escola é conseguir o maior número de matrículas possível, mas é preciso analisar se a pessoa para a qual está sendo feita a proposta tem condições de arcar com o valor da mensalidade.

Para isso, o gestor pode usar recursos como a geolocalização para lançar uma campanha de marketing focada no seu público-alvo, por exemplo. E antes de fechar a matrícula, sempre faça uma negociação honesta, dando ao cliente a chance de avaliar se ele pode pagar o que é pedido.

Verifique o motivo da inadimplência

Nem todos deixam de pagar pelos mesmos motivos, por isso, para acabar com a inadimplência escolar de uma forma mais eficaz, é preciso analisar cada caso e entender o que pode estar causando o atraso.

É importante verificar se foi apenas um esquecimento ou se é um comportamento que se repete, e qual o motivo. Com maior compreensão dos fatos é mais fácil realizar uma negociação frutífera e justa para ambas as partes.

Opte sempre pela negociação

Antes de tomar medidas severas que possam gerar mais prejuízo e arrastar o problema, vale sempre tentar resolver o caso de forma amigável, demonstrando que a escola valoriza seus alunos e está agindo com boa fé.

Muitas vezes a melhor saída para acabar com a inadimplência escolar pode ser oferecer opções de negociação mais flexíveis, pois mesmo que seja necessário perdoar parte da dívida, levar o caso a justiça pode ser mais custoso do que vantajoso à instituição.

No final, a melhor solução é fazer uma campanha de captação de matrículas focada na audiência certa para a sua escola e entregar um ensino de qualidade, que ajude a reter alunos.

Para auxiliar com esses objetivos, o Studiflix foi criado. Plataforma de cursos online extracurriculares para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o Studiflix tem como objetivo oferecer um diferencial para escolas.

Disponibilizando cursos que seus alunos realmente queiram fazer, o Studiflix atua oferecendo novos conhecimentos ao jovem e preparando-o para o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre as vantagens que oferecemos para a sua escola, visite nosso site e entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *