Porque as escolas devem oferecer atividades extracurriculares

Tempo de leitura: 2 minutos

Atividades extracurriculares vêm ganhando a atenção de muitas escolas como forma de complemento ao ensino dado em sala aula. Além disso, para o aluno, tudo que é ensinado fora da sala se torna automaticamente mais interessante.

atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares e sua importância para a formação do aluno

Atividades extracurriculares são as atividades que contribuem para a formação pessoal e profissional do aluno, sendo um meio de ampliação do seu currículo. 

Mesmo que estejam sendo oferecidas pela escola, estas atividades não podem ser vistas como protagonistas, pois não substituem as atividades dentro de sala de aula, porém funcionam como um complemento importante.

Para jovens que em breve estarão a procura do primeiro emprego, as atividades extracurriculares são muito importantes, dizem especialistas em recursos humanos, pois podem complementar o currículo e fazer a diferença na falta de experiência profissional. 

Quem for procurar por um estágio, por exemplo, terá mais chances de conseguir uma vaga se apresentar um currículo com habilidade desenvolvidas em diferentes áreas, através da incursão em atividades extracurriculares. Veja uma lista com as atividades que os entrevistadores gostam de ver:

  • Artes:  fazer teatro, dança, música, pintura e outras atividades artísticas ajudam a desenvolver habilidades como desenvoltura, disciplina, autoconfiança, criatividade e relacionamento interpessoal.  
  • Esportes: contribuem para desenvolver o equilíbrio emocional, comprometimento, trabalho em equipe, concentração, entre outros.
  • Línguas estrangeiras: habilidade requisitada por muitas empresas, ser fluente em outro idioma abre portas e amplia opções, permitindo inclusive o estágio em outro país.
  • Trabalhos voluntários:  além de ajudar aos outros, quem pratica atividades voluntárias demonstra generosidade, disponibilidade, engajamento e disciplina. 
  • Cursos extracurriculares: fazer cursos que ensinem competências úteis ao mercado de trabalho, como programação e desenvolvimento web, excel, edição de vídeo, assistente administrativo, entre tantos outros, com certeza coloca o candidato um passo a frente dos demais.
  • Ter um blog: entre as atividades extracurriculares, essa é uma bastante recente, mas não menos atraente aos olhos das empresas. Ao criar e manter um blog o aluno demonstra aptidão para escrever e conhecimento sobre mídias e canais de comunicação online. 

Para ajudar as escolas a oferecerem opções de atividades extracurriculares para os seus alunos, e para auxiliar jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a se prepararem para o mercado de trabalho, o Studiflix foi criado.

Plataforma de cursos extracurriculares profissionalizantes, o Studiflix oferece cursos online para quem quer complementar o currículo e ter mais chances de conseguir o primeiro emprego. 

Com interface amigável e fácil de usar, o Studiflix é o que a sua escola precisa para atrair e reter mais alunos. Acesse nosso site e saiba mais sobre os serviços que oferecemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *