Como aumentar as matrículas na sua Escola

Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo, como aumentar as matrículas na sua escola é a pergunta que gestores de instituições de ensino não param de fazer.

aumentar-as-matriculas-na-sua-escola

5 maneiras de aumentar as matrículas na sua escola

Para saber a melhor forma de aumentar as matrículas na sua escola, determine o perfil do seu público-alvo. Quem é? Quais são seus anseios? O que ele procura em uma escola?

Quando pensamos em como atrair estudantes, pensamos em crianças e jovens, mas quando mudamos a pergunta para “como aumentar o número de matrículas”, estamos falando dos responsáveis por essa tarefa, os pais.

A boa notícia é que a nova geração de pais que está chegando para matricular seus filhos na escola já nasceu na era da internet, e tem gostos e hábitos bastante parecidos com os mais jovens.

De acordo com a revista TIME, 90% da geração nascida após 1980, conhecida como Millenials (Milenais em português), usa as mídias sociais e depende da tecnologia como um modo de vida.

Para saber como aumentar as matrículas na sua escola, são os gostos, hábitos e anseios desse público que você deve entender.  E para ajudar, aqui estão cinco maneiras de como atrair e conquistar essa audiência.

Chegue até eles cedo

Em uma geração que pesquisa opções e opiniões na internet até na hora de pedir um lanche, pode ter certeza de que esforços não serão medidos na hora de achar a melhor escola para seus filhos. Invista em anúncios em sites e redes sociais. Use uma comunicação dinâmica, divulgue os diferenciais que a sua escola oferece e porque ela é a melhor opção. Crianças gostam de rotina e se você conseguir chegar até seus pais o mais cedo possível, suas chances de estabelecer uma longa relação com a família aumenta.

Mães exercem grande influência na decisão

Mais do que em qualquer outra geração, mães estão fazendo pesquisas, formando opiniões, dando recomendações e conselhos a amigos sobre produtos e serviços. Passou a época em que não se questionava o que e como a escola ensinava. As mães milenais querem saber sobre metodologia de ensino e o que as instituições têm a oferecer de diferente para aprimorar o aprendizado. Para aumentar as matrículas na sua escola, converse especialmente com as mães, convide-as para conhecer a escola, crie um relacionamento, invista em um canal onde os responsáveis possam acompanhar as notas dos alunos, calendário de reuniões e eventos, ter acesso a boletos de pagamento e até mesmo tirar dúvidas.

Tecnologia é a chave

Notas na agenda e carimbos realmente não fazem o gosto dessa nova geração de pais. Eles querem ser informados sobre tudo que acontece, mas esperam que possam fazer esse acompanhamento online, de preferência através de um aplicativo. Tecnologia é sinônimo de conveniência e praticidade, e é isso que seu público espera desde o momento de checar as notas dos filhos até a hora de fazer o pagamento. Aplicativos móveis, plataformas online de ensino, cursos extracurriculares online e outras tecnologias podem ser o grande diferencial que vai aumentar as matrículas na sua escola.

Crie um relacionamento com o aluno

Estamos lidando com a geração das redes sociais, que gosta de dar sua opinião, de conversar e compartilhar o que está pensando e acha interessante. Essa geração gosta de conteúdo, novidades e está disposta a ouvir seus filhos e levar em conta o que eles querem. Por isso, é igualmente importante criar um relacionamento com os alunos. Uma forma de fazer isso é através do envio de emails com conteúdo relevante e informações preciosas que o ajudarão na vida escolar. Conquiste sua confiança, instigue sua curiosidade e apresente-se como um parceiro, não como um ditador de regras.

Divulgue resultados

Como já ressaltamos, os pais irão fazer pesquisas e buscar informações sobre a escola antes de matricular seus filhos, então coloque esforço em divulgar resultados positivos. Procure exibir o melhor de sua escola por meio da divulgação de dados como desempenho de alunos em avaliações estaduais e nacionais, taxa de aprovação em vestibulares, premiações em concursos acadêmicos, etc. Outro dado de valor que pode ajudar a aumentar as matrículas na sua escola é mostrar resultados de pesquisas de satisfação feitas com pais e ex-alunos.

Resumindo, para atrair esse público-alvo é preciso pensar diferente, fora da caixa. É preciso olhar para as necessidades dos millenials e enxergar a demanda exigida por esses consumidores – ou até mesmo prevê-la. E a todo momento surgem novas demandas, só é preciso prestar atenção e fazer como eles: abrir-se para o novo.

Com foco na inovação dos métodos de ensino, a Studiflix atua como uma plataforma de cursos online e profissionalizantes para jovens em fase escolar. Se você tem interesse em dar mais opções para os seus alunos, navegue em nosso site e saiba como podemos lhe ajudar a aumentar as matrículas na sua escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *