Planejamento escolar: saiba como organizar um planejamento efetivo

Tempo de leitura: 2 minutos

Essencial para uma gestão efetiva, o planejamento escolar é necessário para a organização do trabalho que será feito em sala de aula durante o ano e para que tudo fique alinhado entre coordenadores e professores.

Planejamento escolar: saiba como organizar um planejamento efetivo

Passos para fazer um planejamento escolar

Um planejamento escolar bem elaborado e executado é essencial para que a escola obtenha bons resultados de ensino.

Geralmente feito no início de um novo ano letivo, o planejamento é organizado quando gestores e a equipe pedagógica se reúnem para programar os próximos duzentos dias de aula e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP).

A reunião de planejamento escolar também é necessária para  integrar os novos professores, apresentando a maneira como a escola trabalha, informações sobre a instituição e sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.

Sem uma coordenação que integre esse trabalho aos objetivos pedagógicos da escola, a equipe docente se dispersa facilmente, incerta sobre que caminho seguir.

Cada escola tem o seu modo de organizar um planejamento escolar. O passo a passo para realizar essa programação pode ser estruturado através de um checklist simples:

  • Esboço geral do planejamento escolar
  1. Determinar os objetivos que deverão ser cumpridos;
  2. Determinar as estratégias para alcançá-los;
  3. Adequar as estratégias a rotina escolar.
  • Planejamento detalhado
  1. Entendimento dos objetivos;
  2. Avaliação das situações em que tais objetivos terão relevância;
  3. Elaboração de um plano de trabalho relacionando objetivos e estratégias;
  4. Avaliação dos resultados.

O trabalho do gestor durante o planejamento escolar é grande. Cabe a ele apresentar o projeto, explicar, guiar a reunião de desenvolvimento e facilitar o trabalho da equipe docente.

Para fazer isso da melhor maneira, é importante que o coordenador delegue funções, tornando os professores coparticipantes do planejamento escolar. Também será seu trabalho se assegurar de que o que foi programado seja cumprido.

Com o objetivo de contribuir com a educação e inovação nos métodos de ensino, o Studiflix foi criado. Plataforma de cursos extracurriculares online, o Studiflix oferece cursos online complementares que preparam o jovem para o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre as vantagens que o Studiflix traz para a escola e alunos, visite nosso site e saiba como podemos ajudar a sua instituição a se destacar em meio a concorrência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *