Como otimizar o tempo em sala de aula

Tempo de leitura: 3 minutos

Otimizar o tempo em sala de aula pode ser um desafio para muitos professores. Isso porque geralmente o educador tem várias tarefas para dar conta além do ensino de conteúdo, como organizar o ambiente, fazer a chamada, chamar a atenção de alunos, entre outros.

Como otimizar o tempo em sala de aula

Dicas para otimizar o tempo em sala de aula

Todas as demais atribuições que tomam tempo e energia, e tornam difícil otimizar o tempo em sala de aula, podem tornar o trabalho do professor bastante frustrante e cansativo, causando desmotivação.

Infelizmente, há pouco que o gestor escolar possa fazer para acabar com esses empecilhos muito comuns no dia a dia de uma sala de aula. Por mais que hajam normas de comportamento e equipe de apoio, manter um ambiente frequentado por dezenas de alunos em ordem não é tarefa fácil.

Para auxiliar os professores que buscam formas de vencer esse desafio e melhor otimizar o tempo em sala de aula, separamos algumas dicas que podem ser úteis.

Experimente a sala de aula invertida

Boa parte do tempo gasto pelos professores em sala é tentando fazer a turma prestar atenção na aula. Para que essa situação ocorra o mínimo possível, metodologias de ensino como a Sala de Aula Invertida são uma boa solução.

Nesse modelo, o aluno estuda determinado tema em casa, com auxílio da tecnologia, e vai para a sala de aula preparado para debater, discutir suas dúvidas e contribuir com ideias, aprendendo de forma mais focada e autônoma.

Planeje bem as aulas

É muito difícil conseguir otimizar o tempo em sala de aula se não houver um bom planejamento do que será realizado.  É importante que o educador faça uma programação prévia detalhada, especificando o conteúdo a ser ministrado, atividades, objetivos e até mesmo os equipamentos que serão usados.

Além disso, é indicado que o professor defina quanto tempo irá gastar em cada etapa da aula, como explicação, exercícios e dúvidas, e, sempre que possível, separe um tempo para o debate e troca de opiniões sobre o que foi ensinado.

Defina e compartilhe um cronograma

Ao distribuir o conteúdo ao longo do semestre ou ano e anotar esse detalhamento em um cronograma, o educador consegue ter uma boa noção sobre o tempo necessário para abordar cada tema.

Nossa dica para otimizar o tempo em sala de aula ainda mais, é dividir esse calendário com os alunos, compartilhando a responsabilidade e promovendo o compromisso dos mesmos com o andamento das aulas.

Faça da tecnologia sua aliada

A tecnologia é uma grande aliada dos professores para otimizar o tempo em sala de aula, e um grande auxílio à educação extraclasse. Através de chats, grupos de estudo online, postagens nas redes sociais, sugestões de vídeos e materiais complementares, o educador consegue estender a aula, incentivando o estudo através de canais com os quais os jovens se identificam.

Com o objetivo de contribuir com a educação extraclasse foi criado o Studiflix. Plataforma de cursos extracurriculares online, o Studiflix oferece cursos online complementares que preparam o jovem para o mercado de trabalho.

Com foco em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o Studiflix é a solução perfeita para que os jovens escolham o que querem aprender e saiam da escola mais preparados para conseguir o primeiro emprego.

Para saber mais sobre as vantagens que o Studiflix traz para a escola e alunos, visite nosso site e saiba como podemos ajudar a sua instituição a se destacar em meio a concorrência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *