Por que as escolas devem investir em cursos profissionalizantes

Tempo de leitura: 3 minutos

Cursos profissionalizantes são geralmente vistos como uma alternativa para adultos que querem aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Agora, vamos considerar um outro cenário: e se esses adultos tivessem tido essa oportunidade enquanto ainda estavam na escola?

Por que as escolas devem investir em cursos profissionalizantes

Vantagens dos Cursos Profissionalizantes para Escolas

A demanda por cursos profissionalizantes vem crescendo no país. A falta de mão de obra qualificada, com poucos profissionais realmente preparados para aplicar seus conhecimentos, fez a busca por cursos técnicos aumentar significativamente.

Segundo Rodrigo Losina, diretor-presidente da Alfamídia, a tendência é que o número de cursos rápidos aumente cada vez. Apesar de considerar que cursos profissionalizantes não substituem as faculdades, na opinião de Losina, através deles o jovem pode começar a trabalhar mais cedo e escolher com mais segurança sua carreira. “Como o tempo do curso é menor, o investimento é mais baixo. Com isso, a pessoa terá uma ideia clara do que é aquela área e ver se é isso que deseja para sua carreira.”

Bastante úteis para jovens em fase escolar, os cursos profissionalizantes constituem uma oportunidade única para que o estudante pense sobre o que o interessa e escolha sozinho o que deseja aprender.

Ao oferecer essa opção ao aluno, escolas possibilitam que o jovem desenvolva aptidões úteis ao seu currículo profissional e aproveite o tempo que ainda tem disponível, sem as obrigações da vida adulta, para se preparar, e não precisar correr atrás do prejuízo depois.

Além disso, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de plataformas EaD (Educação a Distância) como o Studiflix, esses cursos podem ser feitos através da internet, permitindo ao aluno estudar em casa, no tempo e ritmo que for melhor para si.

Cursos Profissionalizantes como um Diferencial para Escolas

Oferecer cursos profissionalizantes extracurriculares constitui um grande diferencial para as escolas, que atraem mais alunos e aumentam seu faturamento apenas disponibilizando ao jovem a chance de se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Se informação nunca é demais, o mesmo se pode dizer de cursos em geral, avalia Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH, especializada em Gestão de Pessoas. Para a consultora, esses programas sempre acrescentam, tanto no âmbito técnico, quanto no desenvolvimento de habilidades e competências.

Atualmente o mercado está com uma carência enorme de mão de obra. Losina acredita que com isso começa a surgir um perfil profissional formado por aqueles que ainda não concluíram a faculdade. “Eles já têm um emprego antes mesmo de terminarem a graduação.”

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Votorantim em junho de 2010 mostra que a chance de jovens que fizeram cursos técnicos, tecnológicos ou de qualificação profissional de conseguirem trabalho é 48% maior do que pessoas sem este tipo de estudo. A oportunidade de ter um emprego com carteira assinada aumenta 38% para quem ter curso profissionalizante.

Ao mostrar todas essas informações a pais e alunos, gestores escolares criam um grande diferencial para a sua instituição, difícil de ser ignorado.

Por fim, com alunos mais bem preparados, melhores resultados de aprovação em cursos e o rápido egresso no mercado de trabalho são resultados que qualquer instituição gostaria de exibir.

Aproveite essa oportunidade de atrair mais alunos para a sua escola e entre em contato agora mesmo com o Studiflix.

Plataforma de cursos profissionalizantes online, o Studiflix disponibiliza cursos extracurriculares para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acesse nosso site e saiba mais sobre as vantagens de se tornar um parceiro Studiflix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *