Importância da Família na Educação Escolar

Tempo de leitura: 3 minutos

A participação da família na educação escolar de jovens e crianças é uma iniciativa que tem sido bastante incentivada por parte das instituições de ensino.

Constata-se que o envolvimento dos pais na formação escolar dos filhos apresenta efeitos positivos em todos os níveis educacionais, contribuindo para uma melhor performance acadêmica.

Importância da Participação da Família na Educação Escolar

Família na Educação Escolar: Benefícios

Através do envolvimento da família na educação, a escola confere aos pais a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno, unindo forças com os gestores e professores para incentivar um melhor comportamento e desempenho escolar.

Ao mostrar interesse pela rotina escolar do filho, os pais ganham mais abertura para sugerir melhoras, incentivar a pesquisa, leitura e encorajar o jovem a buscar resultados cada vez melhores. 

A questão do comportamento é um dos principais motivos pelo qual a escola preza pela participação da família na educação. É necessário que haja uma relação de cumplicidade entre a escola e os pais para monitorar problemas de comportamento, seus motivos e como resolvê-los da melhor forma.

Como envolver a família na educação

Como cada escola pode promover o engajamento da família na educação vai depender da programação e projeto pedagógico de cada uma.

Porém, existem alguns métodos que podem ajudar e servir de parâmetro para as instituições. Confira:

  1. Horários convenientes

Para engajar a família na educação é necessário que ela esteja mais presente no ambiente escolar, comparecendo a encontros e reuniões. Para isso, é preciso que a instituição marque essas ocasiões em horários convenientes para os pais e responsáveis, avisando-os com antecedência e salientando como sua presença é importante não só para escola, mas para os alunos.

  1. Eventos para a família

A maioria das famílias não sabe como pode se envolver de forma mais atuante na vida escolar de seus jovens. É necessário que também se ofereça alguma orientação aos pais e tutores sobre o papel que podem desempenhar na formação escolar, o que pode ser feito através de debates e palestras sobre assuntos relacionados a essa questão.

  1. Atividades escolares

Comunicar aos responsáveis sobre deveres e atividades realizados pelos alunos, bem como seus resultados, auxilia no processo de engajamento da família na educação. Ao invés de depender do jovem para apresentar suas atividades escolares aos pais e tutores, a escola pode usar a internet para manter um canal direto com os mesmos, onde apresenta os trabalhos feitos por cada aluno, possibilitando um melhor acompanhamento do seu desempenho escolar.

  1. Tecnologia na comunicação

A tecnologia pode servir como poderosa aliada da família na educação. Através de aplicativos, a escola pode otimizar sua comunicação com os pais, enviando notificações, notas, calendário de atividades, e demais informações sobre a rotina escolar diretamente aos responsáveis pelo aluno, de forma simples e ágil.

Outro avanço é a possibilidade de oferecer novas opções de aprendizado fora da escola. Utilizando um ambiente virtual de aprendizagem como o Studiflix, as escolas podem disponibilizar cursos online extracurriculares que abordam assuntos variados. O estudante tem a opção de escolher o que gostaria de aprender e fazer o curso em casa, no tempo e ritmo que for melhor para si.

Além de constituir um diferencial para as escolas, cursos online profissionalizantes, como os oferecidos pelo Studiflix, oferecem uma grande oportunidade aos jovens para se prepararem para o mercado de trabalho e seu primeiro emprego.

Para conhecer mais sobre o Studiflix e suas vantagens para escola e alunos, visite nosso site e saiba como você pode atrair mais alunos para a sua escola e obter melhores resultados acadêmicos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *