Importância de uma gestão escolar eficiente na qualidade do ensino

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão escolar é reconhecida como um dos elementos determinantes do desempenho de uma escola e na qualidade do ensino oferecido

Importância de uma gestão escolar eficiente na qualidade do ensino

Gestão escolar com foco em melhorar o ensino

O termo Gestão Escolar foi criado para se diferenciar da expressão Administração Escolar e trazer para o contexto educacional elementos e conceitos fundamentais para aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o ensino.

A gestão escolar trata-se da administração da escola como um todo. Isso significa atender as exigências de todos os setores que fazem parte do âmbito escolar, desde funcionários, infraestrutura, relação com pais e alunos e sua interação com o ambiente educacional.

Para comprovar que uma gestão escolar eficiente e bem estruturada, com o aluno como foco principal, é capaz de otimizar o aprendizado e o desenvolvimento de forma geral, o Instituto Unibanco criou o programa Jovem do Futuro.

Jovem do Futuro – Programa do Instituto Unibanco com foco em Gestão Escolar

O Jovem de Futuro foi criado pelo Instituto Unibanco com a premissa de que a gestão escolar de qualidade, orientada para resultados, pode proporcionar um impacto significativo no aprendizado dos estudantes do Ensino Médio.

A experiência consistiu em beneficiar um número seleto de escolas que mostraram interesse em participar. Após três anos, um segundo grupo de escolas foi escolhido para ser incorporado ao programa.

Dentro do período de três anos, o primeiro grupo de escolas beneficiadas pelo programa apresentou uma média de 5 pontos a mais em relação ao segundo grupo.

A iniciativa do programa evidenciou o quanto é importante que um gestor possua um sistema de gestão escolar bem estruturado para que possa realizar seu trabalho de maneira eficiente.

Qual o papel do gestor e por que ele deve utilizar um sistema de gestão escolar?

O gestor escolar é o encarregado de  efetuar o gerenciamento da instituição de forma responsável, eficaz e de maneira a influenciar positivamente na qualidade de ensino para os alunos.

Entre as suas responsabilidades, destacam-se:

  • Conhecer cada um dos setores que compõem a instituição de ensino – Pedagógico, Financeiro, Acadêmico, Logística de Pessoas, entre outros.
  • Apontar a direção que toda a equipe de profissionais envolvidos no processo educacional deve seguir para alcançar resultados eficientes.
  • Realizar a coordenação de professores, coordenadores e colaboradores.

O gestor escolar não é apenas um administrador, mas um agente responsável por mudanças. Por essa razão ele deve ter perfil proativo, sociável, disposto a encarar desafios e mudar o que for necessário.

Para ajudá-lo nessa tarefa é importante que haja um Sistema de Gestão Escolar, pois é a forma mais prática e segura de administrar tantos setores simultaneamente.

Com o objetivo de oferecer novas opções de ensino para gestores e alunos, o Studiflix atua como uma plataforma de cursos online extracurriculares para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Disponibilizando cursos que seus alunos realmente queiram fazer, o Studiflix oferece novos conhecimentos ao jovem preparando-o para o mercado de trabalho. Para saber mais sobre as vantagens que oferecemos para a sua escola, visite nosso site ou entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *