Projeto Político Pedagógico – O que é e como fazer

Tempo de leitura: 2 minutos

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento no qual é registrado o planejamento escolar, ou seja, os objetivos da escola quanto ao ensino e as ações que serão realizadas para atingir essas metas durante determinado período de tempo.

Projeto político pedagógico – O que é e como fazer

Projeto Político Pedagógico – Passo a passo para criar o PPP da sua escola

Cada escola tem liberdade para elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, considerando que ele deve ser acessível a toda comunidade escolar.

O PPP serve para orientar os trabalhos durante o ano letivo. Ele determina quais os objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.

Esse projeto deve ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre que caminho gestores e professores devem seguir, e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Um Projeto Político Pedagógico bem elaborado deve apresentar os seguintes tópicos:

  • Missão

Linhas gerais relatando quais são os princípios da instituição de ensino: o que acredita-se ser correto para educação e como é o aluno/cidadão que pretende formar.

  • Contexto das famílias

Para um Projeto Político Pedagógico bem estruturado, é necessário criar um panorama do público atendido pela escola, levantando informações sobre as famílias dos alunos e que participação se espera delas no processo educacional.

  • Dados sobre a aprendizagem

Além de um panorama socioeconômico da comunidade escolar, também devem ser citados dados internos, como número de alunos matriculados, taxas de reprovação, médias de notas, entre outros.

  • Recursos

Especificar os recursos de que a escola dispõe, como: estrutura física, quadro de funcionários, recursos tecnológicos, etc. Isso é muito importante para todos terem noção sobre o potencial e as limitações da escola.

  • Diretrizes pedagógicas

Parte essencial do Projeto Político Pedagógico, nesse tópico deve ser estabelecido o conteúdo a ser ensinado e o método de ensino que a escola irá aplicar. Para desenvolver as diretrizes pedagógicas é fundamental a participação de todos os professores.

  • Plano de ação

Todo PPP deve acabar com um plano de ação, ou seja, o planejamento de como todas as estratégias definidas deverão ser realizadas.  Descreva prazos, profissionais encarregados e recursos necessários para cumprir cada meta.

Depois de pronto, o Projeto Político Pedagógico deve ser disponibilizado para toda a comunidade escolar, pois somente assim será possível a participação e engajamento de todos para prezar por um ensino de qualidade.  

Com o objetivo de contribuir com a educação e inovação nos métodos de ensino, o Studiflix foi criado. Plataforma de cursos extracurriculares online, o Studiflix oferece cursos online complementares que preparam o jovem para o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre as vantagens que o Studiflix traz para a escola e alunos, visite nosso site e saiba como podemos ajudar a sua instituição a se destacar em meio a concorrência.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *