Reduzir gastos na escola: como superar tempos difíceis

Tempo de leitura: 3 minutos

Em época de crise econômica, gestores buscam formas de reduzir gastos na escola, tentando fazer cortes no orçamento para que a instituição continue funcionando com o mínimo prejuízo para colaboradores e alunos.

Reduzir gastos na escola: como superar tempos difíceis

3 dicas para reduzir gastos na escola e economizar

Reduzir gastos na escola e manter a qualidade do ensino é um grande desafio e também uma prioridade quando o orçamento aperta.

Para fazer isso, o gestor escolar precisa fazer uma análise cuidadosa dos recursos, renda e custos que a instituição tem, em busca da melhor solução para continuar realizando suas funções de forma mais econômica.

Nesse processo, muitas vezes os funcionários e mesmo pais e alunos precisam ser envolvidos, de modo que fiquem a par sobre as mudanças que terão que acontecer e entendam suas razões.

Essa tarefa não é fácil e, para auxiliar, preparamos três dicas que podem ajudar a reduzir gastos na escola.

Identifique desperdícios

Em um ambiente frequentado por um grande número de pessoas, principalmente quando a maioria ainda é bastante jovem, é comum haver muito desperdício. Com a ajuda de professores e demais funcionários, o gestor pode identificar e listar as principais fontes de desperdício, e assim traçar um plano de ação para sanar esse problema e reduzir gastos na escola.

Oriente alunos e colaboradores

Muitas vezes falar não basta, e é necessário que se faça uma verdadeira campanha de conscientização ligada a atitudes práticas para acabar com desperdícios e gastos desnecessários. Mobilize seus alunos e colaboradores e apresente todos os dados coletados quanto ao mal uso de recursos da escola que geram prejuízos para todos. Para que realmente compreendam a realidade da situação, uma boa ideia é distribuir tarefas em que possam perceber de forma clara o desperdício, como fazer controle do estoque de material da sala, recolher o lixo, limpar áreas comuns, entre outros.

Otimize recursos

Os maiores gastos de qualquer instituição geralmente são com a folha de pagamento dos funcionários, e uma escola não é diferente. Quanto mais professores e horas de aula forem necessários, maiores serão os custos com salários e horas extras. Para que o ensino não perca qualidade, ao invés de aulas de apoio presenciais, por exemplo, é possível reduzir gastos na escola com ajuda da tecnologia, oferecendo materiais de pesquisa através do site da escola, ou cursos online complementares, como os disponibilizados pelo Studiflix.

Uma plataforma de aprendizagem online é uma maneira mais dinâmica e menos custosa de oferecer novas opções de aprendizado ao aluno. Além de economizar recursos da escola, isso também significa mais economia para os pais, que não precisam levar e buscar os filhos, uma vez que eles aprendem no conforto da própria casa.  

A tecnologia sem dúvidas significa economia, pois permite que tarefas sejam feitas no computador e entregues via e-mail, pesquisas dispensem o xerox de livros, apresentações sejam exibidas em telas, e colegas se comuniquem através da internet para debater lições e matérias.

Com o objetivo de contribuir com a educação e inovação nos métodos de ensino, o Studiflix foi criado. Plataforma de cursos extracurriculares online, o Studiflix oferece cursos online complementares que preparam o jovem para o mercado de trabalho.

Para saber mais sobre as vantagens que o Studiflix traz para a escola e alunos, visite nosso site e saiba como podemos ajudar a sua instituição a economizar e ainda se destacar em meio a concorrência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *