Tecnologia na escola: como usar a tecnologia a favor do ensino

Tempo de leitura: 3 minutos

O uso de tecnologia na escola e como aplicá-la de uma maneira moderada, de forma que ajude a melhorar o ensino sem distrair o aluno, é uma questão que preocupa gestores escolares e professores já há um bom tempo.  

Tecnologia na escola: como usar a tecnologia a favor do ensino

Formas de usar tecnologia na escola para melhorar o aprendizado

Os avanços e inovações tecnológicas não param, e nem a curiosidade e vontade de consumir do público jovem, motivo pelo qual está se tornando uma missão impossível restringir o uso de tecnologia na escola.

Com as informações chegando e sendo compartilhadas de modo cada vez mais rápido, não é de se admirar que os velhos modelos de educação precisem mudar para dar conta dessa nova geração conectada 24 horas por dia.

Entender como a tecnologia mudou e continua mudando crianças e jovens é essencial para criar uma nova maneira de educar, uma maneira que atraia o interesse e cative o estudante.

Veja alguns meios para usar tecnologia na escola que podem ajudar professores e alunos a criar um ensino mais dinâmico e motivador.

Smartphones

Considerado por muitos professores uma verdadeira “praga” das salas de aula, é difícil achar um jovem sem um smartphone atualmente. Mais difícil ainda é convencê-lo a largar o aparelho. Porém, celulares com acesso a internet facilitam e muito na hora de fazer uma pesquisa e podem auxiliar o aprendizado. O professor pode usar isso ao seu favor, criando jogos que envolvam pesquisa rápida ou utilizando redes sociais para postar conteúdo e promover o debate.

Vídeos

Não é segredo que um vídeo atrai mais atenção que um quadro negro. Professores podem usar vídeos prontos relacionados à matéria como material de apoio ou criar seus próprios vídeos para dar ênfase ao conteúdo. Cursos online como os oferecidos pelo Studiflix também servem como complemento ao ensino, e dão ao aluno a oportunidade de escolher o que ele quer aprender através de videoaulas que ele pode assistir em casa.

Múltiplas ferramentas

Como já mencionamos, os jovens são ávidos por novidades. Não se atenha a velha dupla livro e quadro, utilize meios diferenciados, instigue o aluno a resolver problemas buscando diferentes fontes e recursos. Usando tecnologia na escola essa tarefa fica fácil, pois o acesso a internet e dispositivos eletrônicos permitem que tanto o aluno quanto o professor criem novas formas de se comunicar.  

Aprendizado online

A quantidade de cursos online disponíveis vem aumentando e o interesse por um método de aprendizado mais flexível e fora da sala de aula também. Estudantes querem ter mais controle sobre seu tempo, assim como a possibilidade de aprender no seu ritmo. Com os cursos do Studiflix, por exemplo, eles têm acesso a conhecimentos que não fazem parte da grade curricular das escolas, e podem escolher o que tem interesse em aprender por sua própria vontade e afinidade.

Redes sociais

Tão difícil quanto achar um jovem sem celular é achar um jovem sem perfil em alguma rede social. Canais que ocupam boa parte do tempo e recebem grande atenção dos alunos, as redes sociais podem e devem ser usadas pelos professores atuais. Seja para divulgar e compartilhar informação ou para promover debates e criar fóruns, redes sociais podem servir de poderosa ferramenta para o aprendizado. Adapte-se e use-as a seu favor.

Por fim, é fácil perceber que o uso de tecnologia na escola traz muitas vantagens para o ensino, e deve haver um esforço por parte dos gestores e equipe docente para aplicá-la ao ensino.

Ciente dessa mudança na educação e feliz com suas possibilidades, o Studiflix atua como uma plataforma de cursos online profissionalizantes para escolas que prezam por inovação e buscam novas formas de atrair alunos e garantir matrículas.

Com foco em alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, visite o site do Studiflix e veja o que temos de bom reservado para a sua escola.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *