Dicas para professores: como tornar o aprendizado mais fácil

Tempo de leitura: 3 minutos

Como tornar o aprendizado mais fácil e prazeroso para o aluno é uma pergunta que gera debates e estudos ano após ano.

Conseguir fazer o jovem se interessar pelo que é ensinado resolve não apenas o problema de notas baixas, mas contribui para diminuir a evasão escolar e também a bagunça em sala de aula.

Dicas para professores: como tornar o aprendizado mais fácil

Práticas para deixar o aprendizado mais fácil

Para deixar o aprendizado mais fácil, é preciso fazer com que o aluno se interesse e preste atenção no que é ensinado.

Professores, gestores escolares e diversos especialistas em educação discutem métodos de ensino que saiam do padrão, promovendo conceitos como aprendizagem ativa e as vantagens de dar maior autonomia ao aluno.

Harold Edgerton, um famoso professor americano, disse: “o segredo da educação é ensinar as pessoas de tal maneira que não percebam que estão aprendendo, até que seja tarde demais”. Como fazer isso? Se não há uma resposta pronta, é hora de usar a criatividade.

Tornar o aprendizado mais fácil e estimular o aluno a participar das aulas requer criatividade e soluções que saiam do velho padrão de ensino. Alguns métodos já foram testados com sucesso e podem ser uma boa dica para você tentar na sua sala de aula.

  1. Utilize o método do relato

Todo mundo gosta de uma boa história e abordar diferentes fatos e elementos mostrando como eles se relacionam, é uma forma de fazer com que o jovem compreenda algo e não apenas decore.

Crie uma história ligando todos os elementos que devem ser aprendidos. Por exemplo, você pode explicar biologia contando sobre a vida de um animal, como ele nasceu, se desenvolveu e interagiu com o meio ambiente ao seu redor. Isso facilita a criação de mapas mentais e torna o aprendizado mais fácil.  

  1. Estimule os questionamentos

Muitos alunos têm vergonha de apresentar suas dúvidas em sala de aula, com medo de serem ridicularizados pelos colegas. Ofereça diferentes alternativas para que o jovem tenha seus questionamentos respondidos, como fazer perguntas você mesmo e dar pistas para que o aluno ache a resposta.

Além de transformar tudo em uma brincadeira, isso estimula o raciocínio, desperta o interesse e faz com que o jovem memorize mais facilmente o que foi dito, uma vez que ele não ganha a resposta pronta, mas exercita seu cérebro em busca de soluções.

  1. Fortaleça o relacionamento entre alunos

A troca entre alunos é essencial para que um contribua com o desenvolvimento do outro, visto que o debate ajuda a criar novas ideias e desenvolver o raciocínio.

Promova atividades em grupo em sala de aula e também fora dela. A tecnologia é uma boa aliada para tornar essa interação mais simples. Com o uso de fóruns virtuais, o professor pode lançar um tema para debate a qualquer hora e os alunos podem discutir através de chats, usando a internet para fazer pesquisas e ampliar seu conhecimento ao mesmo tempo em que conversam.

Com intuito de aprimorar a formação dos jovens, cursos extracurriculares online como os oferecido pelo Studiflix estão sendo bastante usados, uma vez que permitem flexibilidade de tempo e local de estudo e oferecem ao aluno a possibilidade de escolher o que quer aprender, criando a oportunidade para que ele perceba pelo que se interessa.

Plataforma de cursos online extracurriculares para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o Studiflix tem como objetivo oferecer um diferencial para escolas que queiram atrair e reter mais alunos.

Disponibilizando cursos que seus alunos realmente queiram fazer, o Studiflix atua oferecendo novos conhecimentos ao jovem e preparando-o para o mercado de trabalho. Para saber mais sobre as vantagens que oferecemos para a sua escola, visite nosso site e entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *